Após uma década como parlamentar, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) se prepara para assumir um novo desafio: o cargo de prefeito de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná. Eleito no segundo turno com mais de 140 mil votos, Amaral tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025.
Durante sua trajetória na Assembleia Legislativa, Tiago Amaral destacou-se pelo trabalho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Parlamento estadual, onde atualmente ocupa a presidência. Ao avaliar os 10 anos de mandato, o deputado ressaltou o aprendizado e a união com os colegas como experiências fundamentais que levará para a administração de Londrina.
“Foi uma honra servir o povo paranaense na Assembleia nesses 10 anos. Conquistamos recursos e obras para dezenas de municípios, especialmente Londrina. Sempre acreditei que política não se faz sozinho, mas com união e propósito”, afirmou Amaral.
O prefeito eleito ainda reforçou a importância da relação entre o Legislativo e a Prefeitura de Londrina, convidando os parlamentares a colaborarem com sua gestão.
Reconfiguração da Assembleia
Com a saída de Tiago Amaral para a Prefeitura de Londrina, o segundo suplente, Wilmar Reichembach (PSD), deverá assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2025. Isso ocorre porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa a vaga de Márcio Nunes (PSD), atual secretário de Turismo do Estado.
Além disso, o comando da CCJ também passará por mudanças. O atual presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD), foi eleito para assumir a presidência da comissão a partir de fevereiro de 2025. Até lá, Traiano permanece na presidência da Assembleia, cargo que ocupará até o final de janeiro, quando será sucedido por Alexandre Curi (PSD), eleito presidente do Legislativo para o biênio 2025-2027.
Outras mudanças no Legislativo
A eleição de prefeitos pelo Paraná impactará a composição da Assembleia em 2025. Além de Tiago Amaral, outros dois deputados estaduais foram eleitos para comandar prefeituras:
- Marcel Micheletto (PL) – Prefeito eleito de Assis Chateaubriand.
- Douglas Fabrício (CIDADANIA) – Prefeito eleito de Campo Mourão.
Os novos prefeitos tomam posse no início de janeiro de 2025, enquanto os deputados que os substituirão devem assumir os cargos no Legislativo na mesma época.
Tiago Amaral deixa a Assembleia com um legado de conquistas, projetos importantes e um vasto aprendizado, que agora pretende aplicar na administração de Londrina, buscando atender às expectativas da população e fortalecer a cidade como referência no Norte do Paraná.