O cenário político do Paraná ganhou novo impulso após o segundo turno das eleições municipais, com vitórias de destaque em Curitiba, com Eduardo Pimentel, e em Londrina, com Tiago Amaral. Nos próximos quatro anos, a legenda do governador Ratinho Jr. estará à frente de 164 das 399 cidades do estado, uma representatividade de 41,1% e um crescimento de 34,4% em relação às eleições de 2020. O deputado Alexandre Curi, futuro presidente da Assembleia Legislativa, já projeta seu nome para disputar o governo do estado em 2026, reforçando o potencial de lideranças jovens.
Em coletiva realizada nesta segunda-feira (28) na Assembleia, Curi comentou o fortalecimento político e a possibilidade de concorrer ao governo em 2026: “Temos uma nova geração de políticos, todos com menos de 45 anos, ocupando posições de destaque. O grande vencedor é o governador Ratinho Junior, e o partido está credenciado a lançar um candidato forte em 2026. Coloquei meu nome à disposição, mas temos grandes nomes e nossa principal liderança é o governador”, afirmou.
Curi destacou ainda a importância da vitória de Eduardo Pimentel em Curitiba, considerando um marco de harmonia política entre as esferas de governo. “Quando o governador e o prefeito da capital têm uma boa relação, todos ganham. Isso permite projetos importantes, como o programa de pavimentação que eliminou as ruas de saibro em Curitiba. Com Eduardo na prefeitura, Ratinho no governo e eu na Assembleia, haverá muito diálogo e avanço para o estado”, explicou Curi.
Ele também ressaltou o compromisso de Pimentel em governar para todos os curitibanos, independente do posicionamento político. “A vitória mostrou o bom senso da esquerda ao entender a importância de escolher o melhor para a cidade. Eduardo será um prefeito aberto ao diálogo, respeitando todas as ideologias, seja da esquerda, do centro ou da direita”, concluiu Curi.