Com 161 cidades sem casos, homicídios caem 29% no Paraná

Share

Nos últimos dez anos, o Paraná registrou uma redução significativa nos homicídios dolosos, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). De janeiro a setembro de 2024, foram contabilizados 1.260 homicídios, uma queda de 29% em relação às 1.777 ocorrências no mesmo período de 2015. Comparado a 2023, a redução foi de 7,6%, com 1.364 mortes no ano anterior.

Em 161 municípios do Paraná (40,3%) não houve homicídios dolosos durante o período. Outras 105 cidades (26,3%) registraram um homicídio cada, enquanto 89 (22,3%) tiveram entre duas e cinco ocorrências. A cidade com a maior redução foi Quedas do Iguaçu, que passou de 15 casos no ano anterior para apenas dois em 2024 (-86,7%). Umuarama também apresentou queda significativa, de 17 para quatro homicídios (-76,5%).

Segundo o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a diminuição nos crimes é atribuída, em parte, à Operação Cidade Segura, que teve início no começo do ano e busca intensificar ações nos municípios com maior índice de crimes. Ele também mencionou que uma força-tarefa foi criada em parceria com o Ministério Público, Gaesp, Gaeco e o Judiciário para acelerar processos, como mandados de prisão e busca e apreensão.

O promotor de Justiça Alexey Choi Caruncho destacou que a força-tarefa visa qualificar e planejar as ações de segurança pública, enquanto o promotor Felipe Lamarão de Paula Soares reforçou que a redução nos homicídios reflete uma queda geral na criminalidade no Estado, uma vez que muitos homicídios estão associados a outras atividades criminosas.

A Operação Cidade Segura, parte da Operação Vida, envolve ações preventivas e repressivas com o apoio das polícias Militar, Civil e Penal, e inclui patrulhamento, abordagens e fiscalizações. A Operação Vida, por sua vez, foca em áreas com maiores desafios criminais, combinando prevenção e operações ostensivas para intensificar a presença policial.

Veja também

Posts Relacionados