Não só no Paraná, mas em todo o Brasil, é comum que vereadores eleitos pela primeira vez vejam suas votações diminuírem nas reeleições ou, no melhor dos casos, consigam manter seus votos e serem reconduzidos ao cargo. Em situações esporádicas, há aumentos mínimos. No entanto, em Apucarana, a história foi diferente para Valdeir Tiago Batista Cordeiro de Lima, mais conhecido como Tiago Cordeiro.
Tiago Cordeiro aumentou sua votação em expressivos 110,7%, saltando de 1.035 votos, quando foi eleito vereador em 2020 pelo partido MDB, para 2.181 votos pelo PDT. Esse crescimento notável gera grandes expectativas sobre o parlamentar, que iniciará seu segundo mandato na Câmara Municipal de Apucarana no dia 1º de janeiro de 2025.
Nascido em Apucarana no dia 3 de junho de 1987, Tiago é filho de Gilberto Cordeiro de Lima e Sônia Aparecida Batista. Casado com Verona Sabrine, o casal tem um filho, Felipe Gabriel. Atualmente, ele trabalha como consultor empresarial no ramo de telefonia móvel e já atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal. Atualmente está filiado no Partido Democrático Trabalhista, mas já ocupou o posto de secretário geral do MDB e já foi presidente do PSL e PSD. Desde 2012, participa ativamente dos diretórios partidários.
Ao iniciar os trabalhos no Legislativo, Tiago destacou que já possui muitos projetos para serem discutidos e implementados em benefício dos apucaranenses, com foco em Esporte, Educação e parcerias com o Executivo Municipal.
Outro destaque é Moisés Tavares Domingos, vereador eleito em 2020 com 1.117 votos pelo Cidadania e reeleito agora com 2.389 votos pelo PP, um aumento de aproximadamente 113,86%. Nascido em Apucarana no dia 25 de janeiro de 1985, Moisés é filho de João Baptista Domingos e Maria do Carmo Tavares. Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FACNOPAR e pós-graduado em Comunicação Política e Imagem pela UFPR, ele é professor universitário e sócio-fundador do Ahead Coworking.
Moisés também atuou por 10 anos no Poder Público, focando em políticas públicas para a juventude e foi o primeiro Secretário Municipal de Juventude do País, responsável pela construção do Centro da Juventude de Apucarana.
Ambos, Tiago e Moisés, representam uma nova fase na política de Apucarana, que passa por uma renovação e oferece oportunidades para novos nomes se destacarem. Com seus crescimentos expressivos, eles têm potencial para futuras candidaturas a prefeito ou até mesmo a deputado em um futuro próximo.