Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba divulgam nota de repúdio contra Cristina Graeml

Share

Nesta quarta-feira (23), prefeitos de 21 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se reuniram para manifestar publicamente sua reprovação às declarações da candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB). O descontentamento é especialmente dirigido às propostas da candidata que, segundo os prefeitos, ameaçam a integração metropolitana, como a ideia de implementar uma tarifa de ônibus proporcional e a sugestão de reavaliar o atendimento de saúde a pacientes de cidades vizinhas.

O grupo ressalta em sua nota que as declarações de Graeml são discriminatórias e não refletem a realidade da população da RMC. A nota enfatiza a importância da intermunicipalidade e do desenvolvimento conjunto, que beneficiam todos os habitantes da região, que totaliza quase 3,7 milhões de pessoas, conforme dados do IBGE de 2024.

Os prefeitos defendem que as cidades da RMC trabalham de maneira integrada, prestando serviços de saúde e transporte público que atendem a população de Curitiba e dos municípios vizinhos. Eles citam exemplos como o Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul e o Hospital do Rocio em Campo Largo, ambos essenciais durante a pandemia.

A nota ainda critica as propostas de Graeml, considerando-as um retrocesso nas integrações do Sistema Único de Saúde (SUS) e do transporte coletivo. “Afirmar que o sistema de saúde de Curitiba deve reavaliar o atendimento a moradores da RMC e sugerir uma tarifa de ônibus baseada na distância percorrida pode desmantelar a integração que hoje existe, prejudicando milhares de paranaenses”, afirmam os prefeitos.

Assinam a nota de repúdio os prefeitos de Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Campo Largo, Balsa Nova, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Piên, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Lapa, Cerro Azul, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Contenda, Adrianópolis, além do prefeito de Curitiba.

Confira a nota de repúdio dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba contra as declarações da candidata Cristina Graeml.

Veja também

Posts Relacionados